Curso de Especialização em Engenharia de Recursos Minerais da UFMG - CEERMIN
Principal UFMG
Depto. de Eng. de Minas
Escola de Engenharia
Ementas
Área de Concentração: Planejamento de Lavra a Céu Aberto

Módulo I - Fundamentos

Disciplinas
Ementa
Panorama Atual da Mineração
Conceitos, estrutura de mercados, procedimentos e experiências nacionais e internacionais a respeito da fase atual da mineração. Estudo de casos.
Parâmetros Geométricos e Layout de Cava
Principais conceitos relacionados à geometria e layout de uma mina a céu aberto. Talude, berma, praça de serviço, ângulo de talude, estradas, layout dos métodos clássicos de lavra a céu aberto.
Conceitos de Economia Mineral
Política e legislação mineral. Macro-aspectos da economia mineral, conceitos de economia e matemática financeira, estimativa de investimento, custo operacional e estimativa de receita. Avaliação de empreendimentos minerais e método do fluxo de caixa descontado. Parâmetros de avaliação (NPV, TRI, Payback, Intensidade de Capital). Análise de risco. Aplicações práticas.
Análise Estatística de Dados
Abordagem geral sobre os principais tópicos da estatística clássica. Estatística descritiva, probabilidade, variáveis aleatórias, distribuições: discretas, contínuas e amostrais, correlação, regressão e teste de hipótese.
Geometalurgia
Seleção de amostras, testes de parâmetros técnicos, mineralogia de alta definição e caracterização de minérios. Avaliação estatística dos dados. Modelagem do fluxograma de processos. Integração de informações geológicas, de mineração, metalúrgicas, ambientais e econômicas visando maximizar o Valor Presente Líquido (NPV) de um projeto mineral.

Módulo II - Planejamento de Lavra a Céu Aberto

Disciplinas
Ementa
Operações Unitárias na Lavra a Céu Aberto
Noções de perfuração, desmonte, carregamento e transporte. Metologias empregadas e principais equipamentos utilizados.
Modelagem Geológica de Depósitos Minerais
Fundamentos de geologia física e estrutural. Principais conceitos de Geologia Econômica. Processos de formação e características dos principais tipos de depósitos. Análise de dados geológicos. Interpretação de corpos minerais e inferência.
Métodos Clássicos de Cubagem de Jazidas
Descrição dos métodos clássicos de cubagem de jazidas. Método dos prismas poligonais. Método dos primas triangulares. Método das seções paralelas (bloco centrado por duas seções e bloco limitado por duas seções). Método das isolinhas. Inverso da potência da distância.
Introdução a Geoestatística
Considerações históricas. Conceitos básicos de geoestatística. Modelo geoestatístico, hipóteses de estacionariedade, covariância e variograma. Cálculo de variogramas experimentais e modelos teóricos. Variância de estimação, variância de dispersão e regularização. Efeito de pepita.
Geoestatística Linear
Anisotropias geométrica e zonal. Efeito proporcional. Krigagem. Estimação por krigagem ordinária. Noções de geoestatística não-linear (Krigagem das indicatrizes e Krigagem multigaussiana).
Métodos Clássicos de Determinação de Cava Final
Conceituação da função benefício. Descrição dos parâmetros técnicos e econômicos. Apresentação dos métodos clássicos de determinação de cava final. Método das seções. Método dos cones flutuantes em duas e três dimensões. Método de Lerchs Grossmann em duas e três dimensões. Noções do método de parametrização.
Operacionalização de Cava a Céu Aberto
Fundamentos de projeto e boas práticas. Estudo de layouts de minas reais. Análise de cava operacional em relação a cava final.
Sequenciamento de Lavra a Céu Aberto
Conceitos gerais de planejamento de lavra de minas a céu aberto. Planejamento de longo, médio e curto prazo. Fases do desenvolvimento de uma mina a céu aberto. Metodologias e critérios utilizados para a escolha da sequência de remoção dos blocos.
Métodos de Simulação
Consequências econômicas de modelos estimados. Motivação para o uso de simulações geoestatísticas. Distribuição Gaussiana. Distribuição condicional. Método de Monte Carlo. Simulação condicional Gaussiana. Simulação LU. Simulação em suporte de bloco. Simulação de categorias. Simulação multiponto. Simulação de variáveis correlacionadas. Medidas de incertezas na classificação de recursos.
Planejamento Estocástico de Mina a Céu Aberto
Impactos no uso de médias. Análise de risco no sequenciamento de lavra. Tomadas de decisão com modelos simulados. Análise de cenários sob incertezas. Métodos estocásticos para otimização do sequenciamento de lavra. Controle de riscos associados a incertezas geológicas.
Fechamento de Mina
Conceitos, definições e objetivos do fechamento de mina. Aspectos técnicos e legais. Planejamento para o fechamento de Mina. Componentes de um plano de fechamento. Critérios de fechamento. Estimação do custo de fechamento. Gerenciamento de um plano de fechamento durante as fases de desenvolvimento, produção e fechamento da mina. Operacionalização de um plano de fechamento.
Iniciação à Pesquisa I
Metodologia para a preparação de uma monografia.
Iniciação à Pesquisa II
Metodologia para a preparação de uma monografia.
Área de Concentração: Caracterização Tecnológica e
Beneficiamento de Minérios

Módulo I - Fundamentos

Disciplinas
Ementa
Panorama Atual da Mineração
Conceitos, estrutura de mercados, procedimentos e experiências nacionais e internacionais a respeito da fase atual da mineração. Estudo de casos.
Elementos de Instrumentação e Análise
Metalografia de raios-X, Propriedades dos raios-X. Elementos de cristalografia. Difração e fluorescência de raios-X. Microscopia usando microscópio eletrônico de varredura. Aplicações. Microssonda eletrônica.
Balanço de Massas
Balanço para 2 produtos. Balanço para n produtos. Índices de recuperação. Análise eficiência de balanço. Balanço redundante. Reconciliação de dados em excesso. Balanço de massa para circuitos complexos.
Computação Aplicada à Industria de Mineração
Programação estruturada: noções básicas. Uso de uma linguagem científica. Metodologia de desenvolvimento de programas. Noções de estruturas de dados – banco de dados. Uso de pacotes de aplicação.
Empreendimentos Minerais
Empreendimento. Projetos industriais. Projeto básico. Desenvolvimento de projetos, ante-projetos, alternativas. Pré-operação. Investimentos e custos.
Metodologia Estatística e Científica
Método científico e suas etapas - Pesquisa e suas etapas. Levantamento bibliográfico - Anteprojeto, projeto e relatório de pesquisa - Amostragem. Apresentação tabular - Apresentação gráfica - Medidas de tendência central e de variabilidade - Medidas de associação e correlação - Distribuição de probabilidade - Intervalos de confiança- Distribuição normal - Teste de hipótese - Testes estatísticos
Exploração Mineral
Depósitos minerais - forma, dimensões, posição, constituição química/mineralógica/petrográfica. Teor, teor médio, distribuição de teores em um depósito mineral. Métodos e técnicas de exploração mineral. Amostragem de depósitos minerais. Tratamento estatístico dos dados obtidos. Métodos clássicos de estimação de reservas minerais. Classificação de reservas minerais.

Módulo II - Caracterização Tecnológica e
Beneficiamento de Minérios

Disciplinas
Ementa
PROPRIEDADES DAS INTERFACES
Caracterização das interfaces. Tipos de interfaces. Geração de carga elétrica na superfície. Teoria DCE. Potencial zeta. Teorias de adsorção.
MINERALOGIA APLICADA À TECNOLOGIA MINERAL
Introdução à mineralogia. Amostragem. Fracionamento e liberação. Identificação de minerais. Microscopia ótica. Métodos de análise mineralógica. Fluorescência e difração de raios-x. MEV/EDS. Espectroscopia Infravermelha.
FRAGMENTAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
Britagem. Moagem. Mecanismos. Equipamentos. Circuitos. Modelagem matemática. Peneiramento laboratorial e industrial. Classificação em meio fluido. Classificadores hidráulicos. Classificadores mecânicos. Hidrociclones.
CONCENTRAÇÃO DE MINÉRIOS
Métodos gravíticos(meio denso, espirais e jigagem). Métodos magnéticos(baixa e alta intensidades). Métodos elétricos. Introdução à flotação.
AGREGAÇÃO E DISPERSÃO
Sistemas coloidais e particulados finos. Estabilidade de suspensões e emulsões. Teoria DLVO. Floculação. Modelagem da agregação e dispersão. Reagentes. Grau de agregação e dispersão. Aplicações.
CADEIA PRODUTIVA DO MINÉRIO DE FERRO
Produtos, processos de redução, mercado transoceânico, tipos de minério, mineralogia, concentração gravítica, concentração magnética, flotação, floculação seletiva, fluxogramas.
FLOTAÇÃO DE SULFETOS
Aspectos gerais do processo de flotação. Flotação de minérios sulfetados. Mecanismos de ação dos reagentes. Prática industrial.
FLOTAÇÃO DE OXIMINERAIS E SILICATOS
Flotação de minerais oxidados. Flotação minerais levemente solúveis. Flotação carvão, grafita e sais solúveis. Flotação de silicatos. Mecanismos de ação dos reagentes. Prática industrial.
SEPARAÇÃO MAGNÉTICA
Separação de baixa e alta intensidades, separação de alto gradiente, tambores de baixa intensidade e de terras raras, separadores de matriz, eletroímãs e imãs permanentes.
SEPARAÇÃO SÓLIDO LÍQUIDO
Técnicas de separação sólido-líquido utilizadas no processamento mineral. Espessamento. Filtragem. Dimensionamento de equipamentos.
MANUSEIO E TRANSPORTE DE SÓLIDOS E POLPAS
Transporte e empilhamento de sólidos. Bombeamento de polpas em usinas de concentração. Transporte por mineroduto.
DIMENSIONAMENTO E SELEÇÃO DE EQUIPAMENTOS
Dimensionamento e Seleção dos Principais Equipamentos de Beneficiamento de Minérios. Scale up
PROJETO DE USINAS DE BENEFICIAMENTO DE MINÉRIOS
Empreendimento. Projetos industriais. Usinas de beneficiamento. Projeto básico. Desenvolvimento de processo, anteprojeto-alternativas, projeto da usina e das utilidades. Pré-operação. Investimentos e custos.
ÁGUA NO TRATAMENTO DE MINÉRIOS
Captação de água nova. Água de processo. Uso da água na mina. Água na usina. Recuperação e reciclagem. Tratamento da água de processo.
Iniciação à Pesquisa I
Metodologia para a preparação de uma monografia.
Iniciação à Pesquisa II
Metodologia para a preparação de uma monografia.
Área de Concentração: Meio Ambiente na Mineração

Módulo I - Fundamentos

Disciplinas
Ementa
Panorama Atual da Mineração
Conceitos, estrutura de mercados, procedimentos e experiências nacionais e internacionais a respeito da fase atual da mineração. Estudo de casos.
Elementos de Instrumentação e Análise
Metalografia de raios-X, Propriedades dos raios-X. Elementos de cristalografia. Difração e fluorescência de raios-X. Microscopia usando microscópio eletrônico de varredura. Aplicações. Microssonda eletrônica.
Balanço de Massas
Balanço para 2 produtos. Balanço para n produtos. Índices de recuperação. Análise eficiência de balanço. Balanço redundante. Reconciliação de dados em excesso. Balanço de massa para circuitos complexos.
Computação Aplicada à Industria de Mineração
Programação estruturada: noções básicas. Uso de uma linguagem científica. Metodologia de desenvolvimento de programas. Noções de estruturas de dados – banco de dados. Uso de pacotes de aplicação.
Empreendimentos Minerais
Empreendimento. Projetos industriais. Projeto básico. Desenvolvimento de projetos, ante-projetos, alternativas. Pré-operação. Investimentos e custos.
Metodologia Estatística e Científica
Método científico e suas etapas - Pesquisa e suas etapas. Levantamento bibliográfico - Anteprojeto, projeto e relatório de pesquisa - Amostragem. Apresentação tabular - Apresentação gráfica - Medidas de tendência central e de variabilidade - Medidas de associação e correlação - Distribuição de probabilidade - Intervalos de confiança- Distribuição normal - Teste de hipótese - Testes estatísticos
Exploração Mineral
Depósitos minerais - forma, dimensões, posição, constituição química/mineralógica/petrográfica. Teor, teor médio, distribuição de teores em um depósito mineral. Métodos e técnicas de exploração mineral. Amostragem de depósitos minerais. Tratamento estatístico dos dados obtidos. Métodos clássicos de estimação de reservas minerais. Classificação de reservas minerais.

Módulo II - Meio Ambiente na Mineração

Disciplinas
Ementa
GESTÃO AMBIENTAL NA MINERAÇÃO
Aspectos políticos, econômicos, sociais e ambientais ligados ao aproveitamento dos recursos minerais. Compatibilização da exploração mineral com a preservação ambiental. Certificação. Monitoramento. Acompanhamento da evolução ISO 14.000 nos diversos setores da empresa.
RESÍDUOS SÓLIDOS DA MINERAÇÃO
Conceitos. Controle dos Resíduos e suas possíveis reciclagens.
RUÍDOS E VIBRAÇÕES NA MINA E NO BENEFICIAMENTO
Monitoramento. Técnicas aplicáveis à redução do ruído. Segurança do trabalho através de EPI.
EMISSÕES ATMOSFÉRICAS DA MINERAÇÃO
Monitoramento de poeira ambiental. Formas de controle. Segurança do trabalho através de EPI.
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL DA MINERAÇÃO
Código ambiental municipal, estadual e federal. Fases de licenciamento ambiental. Plano de recuperação de áreas degradadas. “Descomissionamento” de mina.
DISPOSIÇÃO DE ESTÉRIL
Disposição de pilhas. Controle de voçorocas. Drenagem e revegetação.
DISPOSIÇÃO DE REJEITO
Projetos de barramentos. Controles de segurança das barragens.
MINERAÇÃO, SOCIEDADE E SUSTENTABILIDADE
Envolvimento educativo e compromisso social com comunidades afetadas pela mina.
ÁGUA NA MINA E ÁGUA NO PROCESSO
Controle dos efluentes e técnicas de redução do consumo de água, Legislação ambiental em Minas Gerais e no Brasil, características físico-químicas e biológicas de efluentes industriais, geração de efluentes. Amostragem. Processos físico-químicos específicos de correção de qualidade da água.
CUSTO AMBIENTAL NA MINERAÇÃO
Estudo da viabilidade econômica entre as diversas fases da mineração como um todo em relação aos custos ambientais e sociais.
TRATAMENTO DE EFLUENTES LÍQUIDOS NA MINERAÇÃO
Aspectos teórico-práticos ao tratamento de efluentes líquidos e reúso de águas de processo: colóides, reativos químicos, íons de metais pesados, ânions, óleos (emulsificados o no), resíduos orgânicos (espumantes, coletores), floculantes, ativadores e depressores de flotação, precipitados. Drenagem ácida de minas (DAM). Recirculação de águas de processo e de lavagem de máquinas, peças e veículos. Precipitação-sedimentação, neutralização. Adsorção em carvão ativado, argilas ou zeólitas. Novos processos: floculação e flotação no convencional: Processos FF-Floculação-Flotação e RGF-Reactor gerador de flocos. Flotação de precipitados, flotação por adsorção coloidal e em partículas adsorbentes (FPS). Parâmetros básicos e operacionais. Flotação por ar dissolvido (FAD), convencional e de alta taxa; flotação "Nozzle" via constrição de fluxo e flotação de coluna. "Case studies”: remoção-abatimiento de íons Mo, sulfato e sólidos em suspensão de efluentes mineiros por FAD; Tratamento de águas ácidas de minas por flotação e reúso de águas por flotação e floculação-sedimentação lamelar.
ESTUDO DE CASOS
Estudo de casos relacionados com o meio ambiente na mineração.
Iniciação à Pesquisa I
Metodologia para a preparação de uma monografia.
Iniciação à Pesquisa II
Metodologia para a preparação de uma monografia.
 
 
 
Enviar e-mail
Curso de Especialização em Engenharia de Recursos Minerais - CEERMIN | EGalvão®
Departamento de Engenharia de Minas - Escola de Engenharia - UFMG - Belo Horizonte - MG - Brasil
Para o topo